Trabalho de conclusão de curso

Quem disse que vida de universitário é fácil está redondamente enganado, como se não bastassem todas as provas e trabalhos ao longo de 4 ou 5 anos de curso, no último ano ainda é necessário fazer o TCC, ou seja, um trabalho de conclusão de curso, quem não fizer ou não for aprovado nele, simplesmente não pode concluir o curso e receber graduação, ou seja, fica sem diploma.

É claro que é possível se graduar caso não seja aprovado, mas para isto vai ser necessário passar mais 1 ano fazendo o TCC novamente, ou seja, joga-se um ano inteiro fora, por isto que a maioria dos universitários ficam muito preocupados quando chega a hora de fazer o tão temido trabalho de conclusão de curso.

A dificuldade deste tipo de trabalho é um dos problemas, porém não fica só nisso, o fator “tempo” também conta muito, pois as provas e outras atividades acadêmicas, como outros trabalhos durante o ano letivo não deixam de existir, além disso muitos estudantes trabalham durante parte do dia e na outra parte vão as aulas, então o tempo acaba sendo bem escasso para conseguir produzir algo de qualidade sem ficar estressado ou muito cansado.

Mas apesar disso tudo, você pode contar com uma ajuda, esta ajuda vem de um orientador, um professor escolhido por você para te ajudar no projeto de conclusão de curso, esta é a parte boa do negócio!

Hoje em dia ainda é possível assinar o Monografis – Orientador TCC, um software muito bom que atua como se fosse um orientador digital online que facilita e muito a vida dos estudantes.

Seja qual for a opção que você escolher, ou até mesmo se optar pelas duas, o orientador vai ser fundamental para que você consiga desenvolver bem o projeto de TCC, portanto no caso do professor a ser escolhido como orientador, é recomendado que escolha alguém que conheça muito bem do assunto do seu projeto e de preferência que seja um professor com o qual você tem muito bom relacionamento, afinal vão passar por um bom tempo juntos durante este ano.

Outra dica importante é conseguir administrar seu tempo da melhor forma possível, muitas vezes você vai estar cansado e querer passar o tempo que tiver livre relaxando, assistindo tv, ou saindo com amigos, porém é importante focar seu tempo livre o máximo possível em progredir com seu projeto de TCC, lembre-se que é um sacrifício necessário apenas por um ano, depois disso você terá todo tempo do mundo para as outras coisas.

Leave a Reply