Os melhores alimentos para combater a osteoporose

A osteoporose é uma das doenças que aumentam sua incidência na população mundial devido à generalização de hábitos de vida sedentários.

A osteoporose é uma das doenças que aumentam sua incidência na população mundial devido à generalização de hábitos de vida sedentários, aumento do consumo de tabaco, álcool e cafeína e má alimentação.

As mulheres na pós-menopausa são o grupo populacional com maior risco de problemas ósseos (quatro vezes mais que os homens) sofrendo uma diminuição no número de estrogênios e outras deficiências hormonais que causam a absorção irregular de cálcio, muito médicos estão recomendo flex caps para mulheres acimas dos 40 anos de idade. Flex caps é um suplemento natural para combater e prevenir várias doenças articulares, e osteoporose é uma delas. Acesse o site oficial: http://www.toninhohorta.com.br/flexcaps-funciona/ e compre Flex caps com desconto exclusivo.

Uma em cada duas dessas mulheres sofrerá pelo menos alguma fratura óssea, geralmente de quadril, de acordo com os dados do estudo da Ostheoporosis: um grande problema de saúde pública. Para evitar a diminuição da densidade óssea, além de manter hábitos de vida saudáveis, é mais apropriado manter uma boa dieta.

Cálcio: laticínios e cereais. Os alimentos essenciais que fornecem mais nutrientes para fortalecer os ossos são aqueles ricos em cálcio, vitamina D, fósforo e magnésio. Para garantir a ingestão de cálcio, é necessário beber pelo menos um copo de leite por dia, ou seu equivalente em produtos lácteos, que se traduz em dois iogurtes diários ou entre 40 e 80 gramas de queijo, dependendo de estar curado ou fresco. Um copo de leite fornece cerca de 290 mg. de cálcio, que se combinado com um quarto de um copo de cereais aumentará para 600 mg. O leite de soja também é especialmente recomendado, porque apesar de sua ingestão de cálcio é menor do que a do leite integral – aproximadamente 90 mg. menos – é uma rica fonte de vitamina D.

Vitamina D: peixe azul e óleo de fígado de bacalhau. Esta vitamina é importante para aumentar a massa óssea, porque promove a absorção de cálcio, ajudando a manter um nível adequado deste mineral no sangue. Peixe azul, ovos, manteiga ou fígado são especialmente adequados para pessoas com problemas ósseos devido à sua ingestão de vitamina D. No entanto, a comida estrela é óleo de fígado de bacalhau, uma vez que 450 UI é obtida para cada colher de sopa . As sardinhas são o segundo alimento com maior contribuição desta vitamina, com aproximadamente 250 UI.

Fósforo: nozes e leguminosas. Como a vitamina D, a deficiência de fósforo afeta a absorção de cálcio, causando desmineralização óssea. Os alimentos que melhor equilibram a ingestão de fósforo são todos aqueles ricos em proteínas, como carne, peixe, ovos e laticínios. Também é abundante em nozes, cereais integrais e leguminosas.

Cálcio não é suficiente: 

As últimas pesquisas focadas na luta contra a osteoporose mostraram que a perda de massa óssea não se deve apenas à falta de cálcio, mas também à falta de uma proteína chamada osteocalcina. A falta disso aumenta o risco de fraturas ósseas, como evidenciado pelo estudo de formação de banda dilatacional em ossos  publicado na última edição da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América . A deficiência de vitamina K inibe a calcificação óssea

Em suas conclusões, os pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute sugerem que, para melhorar a eficácia dos tratamentos da osteoporose, a contribuição da osteocalcina deve ser levada em conta, cujo metabolismo é influenciado principalmente pela vitamina K. A deficiência desta vitamina é mais comum que o que se acreditava, causando malformações no desenvolvimento ósseo, porque inibe a calcificação.

A vitamina K é encontrada em vegetais folhosos verde-escuros, com espinafre e brócolis sendo os que mais produzem, seguidos por couves de Bruxelas. Alface, salsa, abacate, kiwi e alguns óleos vegetais também contêm essa vitamina. Para fornecer as quantidades diárias recomendadas desta vitamina, será suficiente consumir duas colheres de sopa de salsa ou azeite, que têm quantidades consideráveis.

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