Dicas Para Cuidar da Próstata

O novembro azul é o mês escolhido para realizar a campanha de incentivo aos cuidados com a próstata, mas a verdade é que esses cuidados devem se estender a todos os meses do ano, afinal, estamos falando da nossa saúde.

De acordo com um estudo da SBU, a Sociedade Brasileira de Urologia, feito com mais de 10 mil homens no Brasil, divididos em 11 estados, o índice de próstata aumentada é de 65%.

Se analisarmos isso a nível mundial, o índice chega a assustadores 72%, o que pode ser encarado com um importante sinal de alerta.

O fato é que não é somente a circunferência abdominal que costuma aumentar com o tempo, mas o crescimento da próstata também é uma realidade para os homens, especialmente a partir dos 50 anos, sendo uma condição bastante frequente.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina, que fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela possui apenas 15g em condições normais e é a responsável pela produção do líquido prostático, que se mistura ao líquido seminal, que é produzido pelas vesículas seminais.

Em conjunto, eles formam 90% do sêmen e também são responsáveis pela nutrição, proteção e facilitação da locomoção dos espermatozoides.

Durante uma relação sexual, o pênis é estimulado por um tempo, levando à ejaculação, que é o momento em que a próstata ejeta a mescla de líquido seminal, líquido prostático e espermatozoides pela uretra.

A hiperplasia prostática, ou aumento da próstata, pode levar a obstrução total ou parcial da uretra, sendo uma doença bastante silenciosa.

Com o tempo, pode causar dor, sensação de esvaziamento incompleto e prejudicar até a vida sexual masculina.

Como cuidar da próstata?

O melhor caminho é sempre o da prevenção, uma dica para prevenir doenças de próstata é fazer o uso do renovaprost que é um suplemento natural que previne e trata doenças de próstata, e também o diagnóstico precoce, que evitar maiores danos. Sendo assim, veja algumas dicas de como cuidar da próstata:

  • A cada década, a chance de apresentar hiperplasia benigna dobra, sendo a doença mais comum da próstata.
  • Ela prejudica a qualidade de vida do homem e gera alterações no dia a dia, afetando seu desempenho em diversos sentidos.
  • O diagnóstico do problema é feito por toque retal, mas pode ser preciso ultrassom e estudo urodinâmico em alguns casos.
  • Consulte um médico urologista anualmente para fazer o check-up preventivo.
  • Pratique atividades físicas regulares, para manter o corpo ativo e saudável, pois isso tem influência direta nos níveis hormonais, de gordura, no peso e na imunidade.
  • Alimente-se bem, com uma dieta rica em alimentos naturais, nutritivos e ricos em fibras. Uma dieta hipercalórica e rica em gorduras aumenta o risco.
  • Saiba que os homens negros apresentam maior tendência de desenvolver tumores mais agressivos
  • Confira o histórico familiar, pois ele pode influenciar
  • O problema na próstata é raro em homens com menos de 40 anos, mas a incidência aumenta muito a partir dos 50 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *